top of page
Buscar
  • alineguedespersona

Como melhorar a respiração através do Método Pilates


Os exercícios podem ser realizados nos aparelhos, no colchonete (com os exercícios de Mat Pilates) e também podem ser utilizados acessórios de acordo com a necessidade de cada aluno.


Esse sistema pode ser adaptado para qualquer pessoa, independente da sua idade e do seu condicionamento fisico, pois em uma mesma aula trabalhamos força, resistência, flexibilidade, equilíbrio e principalmente a respiração.


Isso mesmo, a respiração é essencial nas aulas de Pilates, pois como ja diria Joseph Pilates, “Respirar é o primeiro e ultimo ato da vida” e refletindo sobre essa necessidade, passamos a maior parte da nossa vida sem aprender a respirar corretamente ou melhor dizendo, não sabemos como utilizar a respiração a nosso favor.


A reeducação respiratória pode ajudar no controle da ansiedade, na melhora do nosso sistema imunológico, pode auxiliar no controle das nossas emoções, melhorar a postura, melhorar o processo de eliminação das toxinas do nosso corpo e naturalmente melhora a qualidade de vida das pessoas.


Para quem tem problemas respiratórios, é essencial esse trabalho continuo e para amenizar as crises respiratórias esse trabalho precisa ser potencializado principalmente antes do inicio do inverno e principalmente em cidades com pouca umidade do ar, pois é nessa época que sentimos mais dificuldades e incômodos.


Em uma aula de Pilates trabalhamos a respiração durante os exercícios e com este trabalho sendo realizado corretamente é possível ativar ainda mais a musculatura profunda do abdômen e oxigenar todas as células do nosso corpo.


E alem desse estimulo durante toda a aula, é possível trabalhar especificamente a respiração com o acessório Breath a Cizer, criado por Joseph Pilates para dar diversos estímulos para o nosso sistema pulmonar, podendo dessa forma melhorar o desempenho de atletas profissionais ou amadores com a melhora da capacidade pulmonar, ajudar pessoas com depressão e ansiedade e também age diretamente na prevenção de doenças respiratórias e que afetam os pulmões.


Resumindo, respirar corretamente pode mudar sua vida, pois é a função mais importante do seu corpo, sendo essencial e vital para uma vida com mais qualidade.



Texto escrito pela instrutora: Aline Biagi para a Revista Saúde+ (Edição 292,Nov/Dez 2020).

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page