top of page
Buscar
  • alineguedespersona

Pilates na Capacidade Pulmonar


O método Pilates pode auxiliar na recuperação de pacientes pós coronavírus?

Antes de iniciar a pratica de atividade física é interessante ter em mãos e liberação médica e fisioterápica e realizar uma anamnese para entender melhor as sequelas e queixas do aluno.


Por ser uma atividade física completa, o método Pilates pode ajudar os pacientes na recuperação pós Covid-19 através da melhora da imunidade, do condicionamento fisico e também em funções especificas como a melhora da respiração e função pulmonar, como também no fortalecimento e alongamento dos músculos em geral.


As aulas também ajudam na trabalho da mente, ajudando a diminuir sintomas de ansiedade e depressão, muito comuns devido ao tempo de isolamento.

Como é uma doença muito recente não há evidencias de exercícios de Pilates que tratem especificamente as sequelas causadas pelo Coronavírus. Mas, durante uma aula de Pilates alem de fortalecer o sistema imunológico é trabalhado muito o sistema pulmonar, através de exercícios respiratórios e o uso de alguns acessórios como o Breath a Cizer, específicos para trabalhar e estimular uma respiração mais correta.


Além disso, o intenso trabalho de fortalecimento dos músculos da região abdominal associado ao estimulo da capacidade pulmonar podem ajudar na melhora da função respiratória, auxiliando no reequilíbrio dessa função.


Os exercícios podem ajudar melhorando a força dos músculos respiratórios e a elasticidade pulmonar e resultando em um padrão respiratório mais eficiente.

O que acontece em uma aula de Pilates para melhorar a imunidade?


As aulas de Pilates são intensas e elaboradas especificamente para as necessidades e restrições de cada aluno e por serem individualizadas os treinos são programados exclusivamente para cada aluno.


E o tempo para sentir os benefícios varia de acordo com a frequência, intensidade e esforço aplicado na aula. Sempre durante as aulas, priorizamos o conforto e bem estar do aluno, para não sofrer um alto esforço desnecessário.


O método trabalha alem do sistema muscular, os sistemas digestivo, cardiovascular e respiratório e ajuda na prevenção de doenças, pois aumenta sua imunidade e melhora a disposição e dessa forma diminui o risco de sedentarismo e obesidade, e naturalmente evita maus hábitos, como alimentação ruim, tabagismo, evitando assim as chances de adquirir doenças associadas a estes hábitos.


Texto escrito pela Instrutora Aline Biagi para a Revista Saúde+, nº 294, ed. Abril/Maio 2021

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page