A corrida hoje em dia é a atividade física mais praticada e por isso todo mundo quer fazer e ai as lesões acabam aparecendo.
Muitas vezes o excesso de treinamento, a qualidade do treino, a frequência, intensidade, duração, alimentação podem ser fatores que podem levar a um aumento no aparecimento das lesões.
Mas como o Pilates pode auxiliar os corredores - amadores ou não ?
Manter os músculos fortes e flexíveis já ajuda e muito a prevenir as lesões.
Além disso dentro do Método Pilates podemos trabalhar toda a musculatura do tronco, pelve, membros inferiores que são as mais recrutadas durante uma corrida, exercícios como abdominais, exercícios de perna, mobilidade do quadril são ótimos para melhorar o desempenho do corredor.
Mas podemos ir além, podemos trabalhar a mobilidade do tornozelo porque um tornozelo muito rígido dificuldade a passada.
Posso ir mais além?? Dentro do Método Pilates podemos trabalhar mais especificamente os pés, com o foot corrector, por exemplo, que é um acessório que fortalece, alonga e equilibra a musculatura dos pés.
Portanto a prática do Pilates pode e deve ser sugerida a corredores, pois com uma musculatura do corpo toda equilibrada o desempenho na hora da corrida será melhor e as lesões vão se tornando menos frequentes, pois o praticante terá desenvolvido consciência do seu movimento.
Texto escrito pela Instrutora Mylena Zorzetto
תגובות