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Força no Pilates, desempenho nas quadras



O Pilates é sempre uma boa escolha como atividade, pois oferece diversos benefícios já conhecidos: Aumento da resistência física e da flexibilidade, tonificação da musculatura, correção de problemas posturais, melhora da concentração e coordenação motora, alivio de dores musculares, entre outros.


O método também prepara atletas de diferentes modalidades esportivas, como por exemplo o tênis e o beach tennis. O tenista Andy Murray é um forte adepto de Pilates e pratica regularmente os exercícios criados por Joseph Pilates há mais de 50 anos. "São treinos para melhorar a performance do jogadores, pois trabalhamos a musculatura que será recrutada nesses esportes. Além disso, fazemos um trabalho preventivo para evitar lesões", explica Aline Biagi, diretora do Pilates939, Instrutora Certificada Internacionalmente pelo PMA (Pilates Method Alliance) e pós - graduada em Fisiologia do Exercício.


As aulas são elaboradas de acordo com o perfil do aluno. Primeiro é feita uma avaliação física para entender as deficiências na pratica do tênis ou beach tennis. " Então damos o foco para melhorar suas dificuldades e corrigir os desvios posturais e possíveis assimetrias" ressalta a instrutora. O método ainda auxilia o praticante no fortalecimento e alongamento dos músculos, no aumento da concentração, na melhora da respiração e no controle do corpo. Segundo Aline, o aluno poderá perceber um aperfeiçoamento no seu equilíbrio e fortalecimento nas articulações do tornozelo, o que o ajuda a fazer mudanças de direção com mais agilidade evitando lesões. Há também um ganho na resistência, pois o Pilates trabalha muito a respiração, onde o atleta aprenderá a inalar e exalar com mais qualidade e aproveitar o máximo do oxigênio.


Para trabalhar o método Pilates voltado nesses dois esportes, as partes do corpo que tem mais destaque são os ombros, os antebraços e os punhos. Mas o principal é a tonificação do Core (centro do Corpo), pois é através da força e estabilização desses músculos que o tenista terá mais controle das suas extremidades e de seu corpo como um todo. " Com o fortalecimento do Core e dos músculos profundos dos ombros é possível perceber mais potência no saque e maior proteção para as articulações dos ombros", explica Aline.

Além disso, é dada uma atenção especial para pés, tornozelos e mãos, que precisam estar fortalecidos e alongados para evitar lesões. " Apesar de destacar os benefícios para alguns grupos musculares, é importante lembrar que o método Pilates trabalha exercícios globais, então o aluno sempre estará com o corpo inteiro ativo e consciente durante o treino", completa a profissional.


Desde crianças, até idosos, atletas amadores e profissionais podem praticar Pilates, pois as aulas são individualizadas e elaboradas de acordo com a necessidade de cada aluno. Como qualquer outra atividade física, a profissional acha interessante esperar três meses para ver melhor os resultados. E finaliza com uma ótima frase de Joseph Pilates: " Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença, com 30 sessões você vai ter um corpo novo."


Texto escrito pela Instrutora Aline Biagi para a Revista IpêNews (8ª Edição)

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