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Fortaleça suas costas com o Pilates


A dor na região lombar da coluna é um problema que afeta de jovens a idosos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que até 2020 a dor lombar seria o principal fator incapacitante no planeta. Hoje, cerca de 80% da população mundial sofre com o sintoma, ou seja, quatro em cada cinco pessoas.


Com vários fatores que a desencadeiam, muitas vezes a dor lombar esta ligada aos maus hábitos na vida das pessoas, como por exemplo na postura, exercícios mal feitos, sedentarismo, ou ate mesmo razões psicológicas. Mas em geral, a lombalgia (como também é chamada a dor na lombar) aparece devido a fraqueza da musculatura na região. Por isso é essencial o fortalecimento desses músculos.


Um excelente aliado nessas horas é o Pilates, porque seu método trabalha principalmente o Powerhouse, conhecido como centro do corpo, mas precisamente entre a área entre a base da caixa torácica e a linha que vai de um quadril ao outro. " O ideal é fortalecer a musculatura e ao mesmo tempo aumentar seu alongamento.


Esse trabalho, associado a exercício de flexibilidade e principalmente fortalecimento do Powerhouse resulta na tonificação da musculatura da lombar, que nos casos de dores está fraca e naturalmente vai melhorar a postura e diminuir, ou mesmo ajudar no desaparecimento da dor na coluna", explica Aline Biagi, diretora do Pilates939, Instrutora de Pilates Certificada Internacionalmente pelo PMA (Pilates Method Alliance) e Pós - Graduada em Fisiologia do Exercício. Segundo ela, quando mais forte o Powerhouse, mais controle o aluno tem das extremidades e dos movimentos.


"Com toda essa consciência corporal adquirida no Pilates, é possível melhorar a rotina, realizando movimentos lúcidos, como por exemplo abaixar flexionando os joelhos e não arqueando a coluna, dentre outros pequenos exercícios do dia a dia que repetimos a todo instante, que fazem toda diferença na lombar quando bem trabalhados", diz.


Para um bom resultado do Pilates, o mais interessante é realizar aulas pelo menos duas vezes na semana, para sentir mais os benefícios e ter um intervalo menor entre uma aula e outra. E como diria Joseph Pilates, criador do método: "Com 10 sessões, você percebera a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo".

Texto escrito pela Instrutora Aline Biagi para a Revista IpêNews (Ed. 10, Dezembro 2020)


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