top of page
Buscar
  • alineguedespersona

Pilates e Fibromialgia


De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.


O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo. O paciente sente mais dor no final do dia, mas pode haver também pela manhã. A dor é sentida "nos ossos" ou "na carne" ou ao redor das articulações.


Pacientes com FM queixam-se muito de alterações de memória e de atenção, e isso se deve mais ao fato da dor ser crônica do que a alguma lesão cerebral grave. Para o corpo, a dor é sempre um sintoma importante e o cérebro dedica energia lidando com esta dor e outras tarefas, como memória e atenção, ficam prejudicadas.

Seu tratamento pode ser feito através de remédios, como antidepressivos, ansiolíticos e analgésicos, como também através de uma nova rotina mais saudável, com uma boa alimentação, pratica de atividade física, massagem, melhorar a qualidade do sono entre outros tratamento alternativos.


E através do Pilates podemos ajudar esse paciente a melhorar seu condicionamento físico, através do aumento da flexibilidade e da mobilidade articular, do fortalecimento da musculatura, ajudando a evitar dores e desconfortos.

A pratica melhora a circulação e a oxigenação das células, bem como a respiração, auxiliando no alivio da ansiedade, do stress e da depressão.

Alem de diminuir contraturas (através dos exercícios de alongamento) e melhorar a socialização e o trabalho de corpo, mente e espírito que o Pilates desenvolve.

É muito importante o diagnostico e tratamento precoce para evitar o aumento das dores e avanço da depressão.

E fevereiro é o mês de Conscientização dessa Síndrome, se você conhece alguém que poderia se beneficiar desse texto, não esqueça de compartilhar e vamos juntos no trabalho de conscientização e tratamento do diagnostico precoce.

Texto escrito pela instrutora: Aline Biagi

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page