top of page
Buscar
  • alineguedespersona

Pilates para Crianças

Atualizado: 25 de mar. de 2020

"Primeiro eduque as crianças" - Joseph Pilates


E com esta frase aproveito para fazer uma reflexão sobre os dias atuais onde cada vez mais crianças e adolescentes ficam sentados por horas na frente das telas de celulares, tablets ou computador, muitas vezes com uma péssima postura, esparramados no sofá e passam horas sem se movimentar.


E qual seria a consequência disto? Desvios posturais, dores na cervical e na coluna, sedentarismo, que são apenas alguns dos problemas que estes hábitos incorretos desenvolvem.


E como podemos prevenir para que isto não aconteça?


Vivemos em um mundo moderno, onde a tecnologia deve ser utilizada ao nosso favor, então acredito que a melhor resposta para esta pergunta seria que não é preciso proibir o uso desses dispositivos e sim conscientizar nossos jovens sobre a importância de praticar atividade física e ter bons hábitos alimentares para que se tornem adultos saudáveis. E não é por acaso que Joseph Pilates já tinha pensado nisto há mais de 40 anos, antes mesmo de toda essa tecnologia existir. Ele foi o criador da Contrologia, método que após sua morte ganhou o nome de Pilates e que antes de se tornar o que é hoje, passou por muitos anos de estudo.


Joseph era um grande curioso, que observava todos os tipos de movimento ao seu redor e era fascinado pela maneira como animais e crianças se comportavam.

Ele observava que as crianças eram livres de padrões e vícios e tinham a musculatura completamente relaxada, livre de stress e de tensão podendo assim mover-se da forma que quisessem, sem julgamentos e sem dores, podendo agir de forma natural e completa, independente da atividade.


Com este conceito em mente, é possível através da prática do método Pilates ensinar as crianças a conhecerem melhor seu corpo, aumentando a consciência corporal, melhorando a postura (aspecto super importante já que eles passam horas sentados em carteiras na escola ou mesmo estudando em casa, ou ainda devido ao peso da mochila), trabalhando a concentração, já que todos os movimentos precisam ser realizados de forma precisa e com fluidez, e isto também terá um aspecto positivo para os estudos. Sem contar que o Pilates é uma atividade lúdica, dinâmica e que pode inclusive aumentar a interação entre pais e filhos, quando praticado no mesmo horário dos pais. Estes momentos juntos criam ainda mais conexão entre pais e filhos e enriquece o ambiente familiar.


O Pilates é indicado para crianças a partir de 7 anos, pois a partir desta idade a criança já tem uma composição corporal mais estruturada. Alguns profissionais acreditam que pode ser praticado por crianças menores, com as adaptações necessárias e por um período mais curto, já que crianças menores não conseguem ficar concentradas por muito tempo.

Além dos aspectos físicos, é possível trabalhar socialização em uma aula dinâmica e cheia de desafios onde a criança se diverte e ao mesmo tempo melhora seu alongamento, sua postura e previne desvios posturais como escoliose ou cifose através de uma prática saudável e segura.


A prática regular também ajuda a melhorar a respiração e a ansiedade das crianças tornando-as mais calmas e mais conscientes de suas emoções.

Em resumo, a criança que pratica Pilates cresce um adulto consciente da sua postura, evitando assim doenças na coluna, desvios posturais e cresce muito mais forte e alinhado.


Texto Escrito Pela Instrutora Aline Guedes



61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page